Dicas diárias de aprovados.

DICAS E BIBLIOGRAFIA PARA O CONCURSO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (DPE-PR)

Caros colegas, boa noite.

Informo-lhes que se encontra aberto o II Concurso Público para Provimento de Cargos de Defensor Público do Estado do Paraná, e a banca felizmente não é a FCC. 
Digo felizmente, pois, aparementemente, a Defensoria do Paraná não ficou contente com o último concurso onde tivemos mais de 15 mil inscritos, e aproximadamente 100 aprovados (quando havia mais de 200 vagas). 
A FCC, de fato, foi extremamente rigorosa, o que fez com que o índice de reprovação fosse histórico. 
Agora, novo concurso, nova banca, e vamos lá aos pitacos: 



A BANCA
Sinceramente, a troca não foi das melhores. O NC da UFPR não é uma banca que me agrada. Explico. O nível das questões é de fácil a médio, havendo algumas perguntas simplesmente ridículas, e que se restringem a letra fria da lei, as vezes com alteração de uma única palavra. 
Outro lado negativo é o excessivo número de anulação de questões que tiveram, por exemplo, no concurso de Assessor Jurídico do TJ-PR, uns dos últimos concursos de juiz do TJ-PR, etc. 
Esperem uma primeira fase mais fácil que o normal, o que aumentará certamente o corte da primeira fase. 


A PROVA
A prova possui algumas disciplinas específicas, dentre elas: 

CRIMINOLOGIA: Eu assistiria aula de cursinho nessa reta final. Compraria uma isolada e estudaria apenas isso. Para quem não abre mão de uma obra, sugiro o Manual de Luiz Flavio Gomes. 

DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS E DIREITO DO CONSUMIDOR- Indico o Livro do Professor Cleber Masson. Estudem mesmo, pois é um grupo fácil e que lhe garantirá 12 questões. 

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- o Estatuto é praticamente autoexplicativo, mas uma boa sugestão seriam as aulas isoladas o CERS. São 8 questões, para uma matéria minúscula. Acertei 7 questões nesse grupo estudando um dia antes da prova. Quando digo estudando, significa lendo o ECA. 

DIREITOS HUMANOS- ANDRÉ DE CARVALHO RAMOS, o manual é ótimo. Vale a leitura, pois são 8 questões. 

DIREITO INSTITUCIONAL- Li a lei orgânica, a Constituição e a jurisprudência do STF acerca do tema. Gabaritei a matéria, com pouquíssimo tempo de estudo (menos de um dia). 

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA- As questões foram de interpretação de texto, e como era necessário o acerto apenas de uma, não me preocupei em estudar (até porque são apenas 4 questões para um edital bastante extenso). Apostaria na sorte, ou no máximo, em aulas de cursinho. 

Conclusão, das matérias acima estudadas foque em ECA, Humanos, Institucional e Difusos e Coletivos, pois esse grupo de matéria concentra 36 questões. 

Quanto as demais disciplina, podem consultar aqui: http://www.eduardorgoncalves.blogspot.com.br/2014/01/caros-colegas.html , sugestões que caem como uma luva também para a DPE-PR. 


Era isso pessoal. 

Até a próxima. 

Eduardo, em 19/05/2014

No Instagram: @eduardorgoncalves



7 comentários:

  1. Oi Eduardo, tudo bem?
    Sou a @queroserpromotora do instagram!! ehehe

    Estou com uma dúvida terrível e acho que vc pode me ajudar!
    Bom, eu estudo para MP e DPE.

    Em adm, estou usando o livro do José dos Santos.
    Mas até hoje não cheguei nem na metade e isso me dá panico!

    Já me indicaram o livro do Mazza, por ser mais resumido.

    Na verdade eu queria um livro menor com o maior número de informações.

    Mas tenho medo de me prejudicar se abandonar o José dos Santos, por ser mais completo.

    O que vc acha?

    Obrigada!!

    Renata Marini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, José do Santos é ótimo, mas cuidado que tem posições isoladas.
      Em ADM recomendo Fernanda Marinela ou Alexandrino. Para concursos são os melhores.
      Mas como já está em fase bastante adiantada do JSCF eu continuaria a leitura.

      Excluir
  2. Oi Eduardo! Meu nome é Erika Amaral. Tudo bem? estou com uma dúvida angustiante.... estudo para concursos do TRT. Contudo, resolvi mudar e estudar para DPE.

    Estou desesperadaaaa... é muita matéria e não consigo me organizar!

    Estou dividindo meu dia estudando 1 matéria por vez (doutrina), com questões e lei seca. Mas tenho a sensação que não vou conseguirterminar nunca.. e já abriu o edital da DPE do Paraná e do RJ.

    O que acha??

    Obrigada pela atenção.

    Erika

    ResponderExcluir
  3. Dr. Eduardo, tenho acompanhado suas dicas e gostaria de ser orientado por um profissional da sua qualificação e experiência, no caso de uma possível aprovação para a segunda fase da Defensoria Pública do Estado da Paraíba. Aguardo resposta no meu e-mail, se possível. (tenorioadv10@gmail.com).
    Parabéns pelo seu trabalho! Tenório Lacerda.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se posso aproveitar os ebooks de DPU/PDF para as DPE?

    ResponderExcluir
  5. Olá, já possuo meu esquematizado TJ e MP, gostaria de comprar o DPE, terei desconto?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!