Dicas diárias de aprovados.

DICAS E BIBLIOGRAFIA PARA O CONCURSO DE ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO (TRT's)

Colegas, seguindo a série de Dicas e Bibliografia para os concursos mais disputados do país, o post da vez se refere aos concursos da área trabalhista, mais especificamente para o cargo de ANALISTA JUDICIÁRIO DOS TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO (TRT's)
Como vocês já perceberam, essa não é  a minha praia, então novamente contei com a ajuda de uma colega, no caso colega de classe na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cibely Soares.
Aproveito a oportunidade para parabenizar a Cibely pelas aprovações nos concursos do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em ambos para o cargo de Analista Judiciário.

Segue, na íntegra, as dicas da Cibely:  

Se o projeto é ser aprovado em um TRT, é importante prestar quase todos os concursos que abrirem, pois as provas são bem parecidas, quase sempre FCC. Como estes concursos estão muito concorridos, a pontuação tem que ser muito alta para classificação, então o estudo deve ser para fechar a prova.
Normalmente é uma prova de 60 questões. Em Conhecimentos Gerais sempre cai Português, Matemática, Raciocínio Lógico e Regimento Interno nem sempre cai, então é bom deixar pra estudar estas matérias somente quando abre o edital.
Em Conhecimentos Específicos, regra geral, o edital traz Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Constitucional, Administrativo, Civil, Processo Civil e Previdenciário.
Bibliografia


Direito e Processo do Trabalho: É uma matéria fácil de esgotar, mesmo que não goste dela. Os melhores livros são do Henrique Correia e Elisson Miessa, da editora Juspodvim. Eu li inúmeras vezes os livros do Renato Saraiva, mas prefiro os da Juspodvim. Só compensa ler os artigos trabalhistas da CF, pois a CLT está muito desatualizada. Além disso, ler Súmulas e OJs do TST e fazer questões. Se tiver muita dificuldade nas matérias, ver as aulas Isoladas do Renato Saraiva dessas matérias, são excelentes. Como os TRT’s estão cobrando questões subjetivas agora, geralmente as questões são dessas matérias, por isso compensa aprofundar nelas.
Constitucional: Eu li inúmeras vezes até decorar o livro "Resumo de Dir. Constitucional" do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, mas só li os itens que costumam cair nos editais. Também decorei os artigos que caem no edital. Todos. Cobram a literalidade da Lei.  
Administrativo: Também usei o livro do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, "Resumo de Direito Administrativo". Em administrativo, alguns itens do edital são somente doutrinários e não tem artigos de lei, então apenas a leitura do livro basta. Nos outros itens que têm artigos de Lei, é importante ler todos, como os artigos da CF da Administração Pública e as Leis específicas, como Lei de Improbidade, 8.112 e 8.666 (essas duas últimas tem que decorar porque cai muito).
Direito Civil e Processo Civil: nas provas de analista de TRT da FCC, por enquanto, só cobram nessas matérias unicamente letra de lei. Então é só ver os itens dos editais, que geralmente são idênticos nessas matérias, e ir lendo os respectivos arts. de lei. Além disso, é importante fazer muuuuuitas questões sobre os assuntos, pois isso equilibra a falta de leitura de doutrina nestas matérias.
Previdenciário: ler o livro do Ivan Kertzman, é excelente.          

É bom treinar a redação, embora a FCC cobre cada vez menos, pois estão exigindo questões subjetivas agora. Eu fazia aula particular, com correção de um site chamado: redacaodinamica.com.br.             
Quando cai matemática ou raciocínio lógico, eu compro o cursinho do Titans do Concurso. Super bom. Quando cobram matérias diferentes, como Gestão Pública, os cursos em PDF do Ponto e do Estratégia são suficientes.              
Em todas as matérias é essencial resolver milhões de questões. Para isso os livros da Editora Foco são ótimos. A modinha entre os concurseiros de TRT é comprar o Revisaço do Henrique Correia, mas eu particularmente não gosto, acho fraco e com muitos erros.
Por fim é importante dizer que a FCC está mudando aos poucos o estilo das provas. Estão aprofundando o nível das questões. Em razão disso, todos devem ficar atentos aos Informativos, Súmulas e Orientações Jurisprudenciais mais do nunca
É isso, espero que ajude. 
Mais uma vez obrigado a Cibely pelas dicas disponibilizadas aos colegas leitores! 

5 comentários:

  1. Ficaria imensamente grata se pudessem me indicar algum coach para acompanhar meus estudos, dentre os professores, específico para concurso do trt... Espero ansiosamente a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a indicada é a Cátia Pipoca.
      Procure saber da história de vida dela e dos resultados alcançados que certamente você irá gostar dela.
      http://www.catiapipoca.com.br/p/contato.html

      Excluir
  2. Oi,

    Tudo bem?
    Por favor, teria como listar os conteúdos mais cobrados nos editais TRT's?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Sou uma das loucas do revisaço, tenho um monte, sendo que o mais badalado é o da OAB (tá até surrado de tanto que uso), não sabia dessa questão dos erros, vou ficar mais atenta. Sou apaixonada por Dir. do trabalho desde que estudei para um concurso de estágio do TRT aqui de Goiás e, quando comecei a trabalhar vi que era definitivamente o que eu gostava, comecei com uma doutrina do Renato Saraiva mas, frente as doutrinas de outras matérias, parece-me que falta mt conteúdo (fiquei assustada ao ver que a quantidade de pgs é a mesma das sinopses, estou atrás de uma doutrina aprofundada (pelo TCC, pela fase prática da OAB, para o cargo de analista que almejo e também por prazer próprio de gostar do assunto), pensei no Cairo Jr. mas vou dar uma olhada nas suas indicações.

    Profundamente agradecida,
    Lara - estudante aspirante a funcionária pública

    P.S:. Estava me arrastando nas doutrinas de Processo Civil e Civil, vou focar na lei como sugeriu.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, vocês já tem o que edital sintetizado do concurso TRT 2 e 15 Região?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!